21 setembro 2008

A televisão das causas voltou a atacar


Na última quinta-feira a SIC fez as continhas e concluiu que as gasolineiras andam a roubar os consumidores e que não seguem as regras que dizem seguir na fixação dos preços dos combustíveis.

Isto demonstra um vontade latente na opinião pública de que os combustíveis sejam considerados um bem público, tutelado pelo estado e sujeitos a regras de fixação de preços muito claras e simples. Só que isso não é possível. Lembro que a electricidade goza desse estatuto mas as regras de fixação de preço são tudo menos simples.

As petrolífera não são legalmente obrigadas a seguir nenhuma regra para estabelecer os preços uma vez que temos um regime liberalizado de preços. Os preços que vigoram a cada momento entram em linha de conta com inúmeros factores com natureza intertemporal. As tentativas de isolar as variáveis são imperfeitas porque esqueçem muitas vezes o impacto das restantes e porque o seu impacto não se verifica todo no mesmo período.

Apesar de tudo isso, conforme a análise que aqui apresentei na série "Volatilidades", tem-se verificado uma grande coerência entre a evolução do preço da gasolina e do preço do crude. A SIC decidiu fazer um exercício de cherry picking em vez de olhar para um horizonte temporal significativo. Se se olhar para o segundo gráfico da posta anterior, observa-se que existiram tantos casos em que o preço da gasolina subiu quando o crude havia descido na semana anterior quantos aqueles em que sucedeu o contrário. Estas incoerências acontecem porque esta é uma análise simplista que apenas olha para o crude e só uma análise mais detalhada permitiria avaliar da "bondade" dos preços praticados. Contudo, os desvios verificados na esperada correlação positiva entre crescimento do preço do crude e crescimento do preço da gasolina distribuem-se simetricamente. Se o pessoal da redacção da SIC não estivesse tão imbuído do espírito "tudo pelo povo", teria mostrado mais do que o quadrante superior esquerdo do gráfico.

1 Commets:

Blogger alf said...

a TV diz aquilo que concita a simpatia dos seus espectadores, naturalmente! Se fizesse de outra maneira estaria a agir contrariamente às boas regras da economia!

6:33 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home