17 setembro 2008

Semelhanças entre esta crise financeira e a de 1929

Corrida aos bancos.

Em 1929, os depositantes correram a levantar o seu dinheiro dos bancos.
Hoje, os bancos correm aos bancos centrais.

Como diz Paul Krugman, é a versão pós-moderna da corrida aos bancos.

3 Commets:

Blogger Jubylee said...

Sabes, ultimamente tenho pensado muito sobre esse acontecimento. Até porque já me têm dito que o que era preciso para isto acabar era mesmo um crashzinho da bolsa...Ideias reconfortantes portanto...

**

12:07 da manhã  
Blogger NC said...

Se era necessário um crash semelhante ao de 1929 não sei. Mas que persistem alguns desequilíbrios na economia americana (padrões de consumo acima das possibilidades) há demasiado tempo, disso não tenho dúvidas. Tinha de acabar mal.

O que é mais chato é que o "europeu" vai-se achar muito superior mas não vai aprender com esta crise. Não me espantaria se daqui a uns anos nos encontrarmos na mesma situação.

10:51 da manhã  
Blogger Jubylee said...

Sim, acho que tenho de concordar contigo, especialmente tendo em conta os belos exemplos que existem no nosso país (a mulher que fez 11 empréstimos, para ir pagando os empréstimos vai ficar durante muito tempo na minha memória...).

12:14 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home