18 julho 2008

Neo-Robins dos Bosques


Os neo-socialistas têm um bocado a mania de serem uns Robin-Hoods com um instinto pavloviano para atirarem sobre qualquer coisa que lhes cheire a riqueza e, pavlovianamente, a desigualdade. Se há más notícias, é culpa dos ricos. Se há boas notícias, já vai sendo altura de taxar os ricos.

A última novidade foi que os "portugueses são dos que compram mais carros na Europa". "Boa notícia?" perguntará o neo-socialista. Claro que não! Isso significa que estamos a gastar demais (o neo-socialista sabe perfeitamente o que é que os portugueses devem gastar ou não) e essa subida só se pode dever ao aumento das compras de modelos de gama alta. Sublinhe-se, em abono da verdade, que o Ladrão em questão - Ricardo Paes Mamede - faz questão de dizer que não dispõe de dados. Mas isso não o impede de tirar as suas conclusões. É pena porque os Ladrões de Bicicletas até são gajos inteligentes pese embora levarem-se muito (demasiado) a sério. Não deviam cair nestas esparrelas.

Então vamos lá aos dados. O site Autoinforma disponibiliza os dados de vendas acumuladas (Janeiro a Junho) de veículos ligeiros (incluindo jipes) e a comparação com os mesmos valores do ano anterior nesta folha.

As marcas que tiveram maiores subidas (acima de 100%) foram a Subaru (212,5%), a Nissan (191,6%), a Mini (179%) e a Kia (111,1%). Tudo marcas que nos vêm logo à cabeça quando nos pomos a tentar lembrar de "brutos carrões".

Vamos lá ver o que aconteceu aos carros (verdadeiramente) de luxo. Ferrari -40%; Aston Martin -46,7%; Bentley -14,3%; Porsche -4,4%; Jaguar 38,2%; Maserati 66,7%; Daimler -100%; Land Rover -67,8%; Jeep -87,1%; Estas marcas totalizam 0,28% dos automóveis vendidos no período de Janeiro a Junho de 2008.

Depois temos as marcas conceituadas mas não necessáriamente de luxo. Mercedes -15,6%; BMW 16,5%; Audi -11,2%; Volvo -20,2%; Lexus -29,9%; Estas marcas totalizam 12,4% dos automóveis vendidos no período de Janeiro a Junho de 2008.

Perante este panorama, creio que está tudo dito. É uma chatice quando os dados teimam em contrariar a nossa visão do mundo.


Adenda: Sugere-se a leitura de uma análise complementar a esta, aqui.

2 Commets:

Blogger Diogo Almeida said...

Boa pesquisa e muito boas frases:
"Se há más notícias, é culpa dos ricos. Se há boas notícias, já vai sendo altura de taxar os ricos."

Fez-me lembrar uma grande descrição feita por Ronald Reagan da visão socialista do mundo:
"If it moves, tax it. If it keeps moving, regulate it. And If it stops moving, subsidize it.”

2:57 da tarde  
Blogger alf said...

Bem apanhado este post. Bom comentário do diogo almeida

8:56 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home