25 outubro 2007

Fui ver

"Nach de Musik" sobre o maestro jubilado Otmar Suitner e realizado pelo seu filho Igor Heitzmann, no DocLisboa. Adorei e aconselho qualquer melómano que goste de música erudita a vê-lo. Não vale a pena tentarem o DocLisboa porque já não vai repetir. Pode ser que apareça no YouTube mas acho difícil porque o documentário tem quase duas horas. O documentário tem bons momentos de humor mas não é, de todo, humorístico. O documentário transpira, isso sim, música.
Achei muita piada a um episódio que realçava a ignorância musical dos dirigentes culturais da RDA (onde Suitner fez a maior parte da sua carreira) mas a plateia não reagiu tanto quanto noutra passagem em que Otmar falava de alguém que lhe disse que tinha "vendido a alma ao diabo" quando decidiu ir para a RDA. Será que a o primeiro episódio foi demasiado subtil e ninguém entendeu? ou será que havia algum enviesamento ideológico na plateia?

3 Commets:

Blogger Unknown said...

um que gostava de ter visto mas não estava cá: Jesus Camps (acho que é este o nome). Sobre a "tolerância" religiosa que se vive nos Estados Unidos. A este propósito escreverei dentro de dias, para dar conta de uma coincidência nos Estados Unidos. Nenhum dos candidatos, republicanos ou democratas, para 2009 é agnóstico ou ateu. porque será?

1:15 da tarde  
Blogger NC said...

Porque vivem num país fundado por perseguidos religiosos?

1:58 da tarde  
Blogger Jubylee said...

Não conheço de todo este maestro - parece-me que é uma grande falhar. Vou tentar remediar de futuro...:) Obrigada pela dica.
Eu o DocLisboa não costumo assistir, não moro em Lisboa e acordo cedinho pela manhã. Espero apanhar alguma coisa para o ano...

7:28 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home