23 outubro 2007

Biting the hand that feeds


Pergunta o jcd se, ontem, no Prós e Contras foram abordados uma série de temas relacionados com a pobreza. Chamou-me a atenção o segundo ponto: a criação de riqueza. Este é um aspecto importantíssimo e que divide intelectual e politicamente a malta deste país à beira-mar plantado. Vivemos numa cultura que ora se deslumbra ora desdenha o sucesso; em que a palavra negócio é quase sempre usada em sentido prejorativo; em que se acha que os ricos são-no porque roubam a sua riqueza aos que agora são pobres. Num contexto destes não admira que a máxima seja "Dinheiro há, está é mal distribuído", como diriam os grandes Peste & Sida. Este quadro mental denota um conservadorismo que acha que criar riqueza é um mal porque aprofunda as diferenças económicas e sociais, porque dá cabo do meio ambiente, porque desemboca no consumismo, porque é sinónimo de esperteza e ganância, etc... Não reparam que sem a espiral de criação de riqueza lhes seria muito difícil pertecencerem hoje à elite dos que se podem dar ao luxo de ter tempo e capacidade de reflectir sobre estas questões.

Adenda: Post corrigido devido a uma falta de atenção do autor.

3 Commets:

Blogger jcd said...

caro tarzan, só uma nota adicional:

Não vi o Prós e Contras. Apenas perguntei o que se tinha passado por lá.

11:46 da manhã  
Blogger alf said...

Exactamente. Temos um grande desiquilibrio na distribuição da riqueza essencialmente porque temos um grande desiquilibrio na capacidade das pessoas de gerarem riqueza.

Este é o grande problema a resolver. E não é fácil, porque exige que se actue a nível das crianças de 3 anos. Que se responsabilize os pais em vez de se estar sempre a deitar as culpas para os professores e sistema de ensino. Porque é quem educa as crianças até à idade escolar o grande responsável por aquilo em que elas se vão tornar.

7:05 da tarde  
Blogger Unknown said...

igualdade de oportunidades fundamentais na educação; é aqui que todos têm de estar no mesmo patamar; a partir daqui haverá sempre desequilibrio na capacidade das pessoas gerarem riqueza, mas a partir do mérito de cada um.

12:56 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home