Biting the hand that feeds
Pergunta o jcd se, ontem, no Prós e Contras foram abordados uma série de temas relacionados com a pobreza. Chamou-me a atenção o segundo ponto: a criação de riqueza. Este é um aspecto importantíssimo e que divide intelectual e politicamente a malta deste país à beira-mar plantado. Vivemos numa cultura que ora se deslumbra ora desdenha o sucesso; em que a palavra negócio é quase sempre usada em sentido prejorativo; em que se acha que os ricos são-no porque roubam a sua riqueza aos que agora são pobres. Num contexto destes não admira que a máxima seja "Dinheiro há, está é mal distribuído", como diriam os grandes Peste & Sida. Este quadro mental denota um conservadorismo que acha que criar riqueza é um mal porque aprofunda as diferenças económicas e sociais, porque dá cabo do meio ambiente, porque desemboca no consumismo, porque é sinónimo de esperteza e ganância, etc... Não reparam que sem a espiral de criação de riqueza lhes seria muito difícil pertecencerem hoje à elite dos que se podem dar ao luxo de ter tempo e capacidade de reflectir sobre estas questões.
Adenda: Post corrigido devido a uma falta de atenção do autor.
Adenda: Post corrigido devido a uma falta de atenção do autor.
3 Commets:
caro tarzan, só uma nota adicional:
Não vi o Prós e Contras. Apenas perguntei o que se tinha passado por lá.
Exactamente. Temos um grande desiquilibrio na distribuição da riqueza essencialmente porque temos um grande desiquilibrio na capacidade das pessoas de gerarem riqueza.
Este é o grande problema a resolver. E não é fácil, porque exige que se actue a nível das crianças de 3 anos. Que se responsabilize os pais em vez de se estar sempre a deitar as culpas para os professores e sistema de ensino. Porque é quem educa as crianças até à idade escolar o grande responsável por aquilo em que elas se vão tornar.
igualdade de oportunidades fundamentais na educação; é aqui que todos têm de estar no mesmo patamar; a partir daqui haverá sempre desequilibrio na capacidade das pessoas gerarem riqueza, mas a partir do mérito de cada um.
Enviar um comentário
<< Home