21 novembro 2008

A ironia

(imagem roubada do Arrastão)

Volto a recordar este texto do Fernando Pessoa, em especial esta parte que me parece muito actual.

«É na incapacidade de ironia que reside o traço mais fundo do provincianismo mental. Por ironia entenda-se, não o dizer piadas, como se crê nos cafés e nas redacções, mas o dizer uma coisa para dizer o contrário. A essência da ironia consiste em não se poder descobrir o segundo sentido do texto por nenhuma palavra dele, deduzindo-se porém esse segundo sentido do facto de ser impossivel dever o texto dizer aquilo que diz. (…) »

3 Commets:

Blogger alf said...

é muito perigoso ironizar hoje em dia... mas a MFL não fez ironia nenhuma, disse uma grande verdade - as reformas não se fazem em diálogo

Não tem a ver com democracia, é preciso no confundir democracia com prec

Os governantes são eleitos para governarem o pais e têm o dever de o fazer - mas não se pode governar perguntando a todas as classes profissionais o que desejam.

O ME devia ter-se deixado de fantasias e imposto o sistema de avaliação em vigor há muitos anos noutro qq pais da europa. O modelo francês, por exemplo, deve ser adequadíssimo ao nosso caso.

O mesmo na Justiça - como querem reformar a justiça fazendo a vontade àqueles que transformaram o sistema no que é?

Porque é este o sentido de reformar - ao longo do tempo, as pessoas vão abastardando os sistemas para servir os seus interesses; depois não se pode esperar que elas aceitem negociar qualquer alteração ao sistema que eles próprios moldaram.

Acho que os funcionários publicos agora tb devem ir para a rua exigir reformas aos 55 anos ... uma vez que parece que democracia é isso mesmo... e o fim dos pontos (os médicos também ainda não marcam ponto, porque é que os outros hão-de marcar?), o trabalho deve ser passado a ser levado a casa (se e assim com os juizes, porque não com os outros?), dois meses de férias no verão e férias nas festas, etc, etc

É a primeira vez que estou de acordo com a MFL... embora ela não devesse ter usado a palavra «demogracia» mas a palavra «negociação»

Será que percebi a ironia do post?

12:38 da manhã  
Blogger NC said...

"Demogragia" seria um óptimo trocadilho para combinar democracia com demagogia

12:56 da manhã  
Blogger alf said...

Boa! Nada como dar um nome às coisas para nos entendermos! Demogragia pois então!

11:20 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home