17 novembro 2008

Maldivas ilhas

Esta semana é possível ler no "The Economist" um artigo satírico a propósito do interesse manifestado pelo presidente das Maldivas, Mohamed Nasheed, em comprar território para realojar os 370 mil habitantes do arquipélago em consequência da suposta subida das águas do mar supostamente provocada pelo suposto Aquecimento Global.

Fui ver. Já em Maio deste ano o Mitos Climáticos abordou este assunto e por sua vez refere fontes de 2004 e anteriores. Segundo o blogue, "[a]s ilhas existem pelo menos desde a última glaciação e estão habitadas há pelo menos 1500 anos. Os seus habitantes sobreviveram ao Período Quente Medieval quando o nível do mar deve ter sido 50 cm a 60 cm mais elevado do que actualmente".
Nível do mar nos últimos 5000 anos em comparação com o nível actual.
(fonte: Mitos Climáticos)


Leitura complementar: CO2: The Greatest Scientific Scandal of Our Time de Zbigniew Jaworowski.

1 Commets:

Blogger alf said...

Estes processos têm duas componentes.

Do lado da ciência, há um raciocínio errado a partir de uma hipótese errada que chega a um resultado que é confirmado pelas observações - um resultado «certo» portanto. A partir daqui nasce a convicção de que a hipóteses está certa.

Toda a cência, política, economia, filosofia, estão pontuadas de situações destas. Ando a ver se arranjo um nome para estes raciocínios errados que chegam a conclusões certas. Aceito sugestões

Depois, são elaboradas teorias sobre estas hipóteses erradas mas tornadas inquestionáveis; estas teorias falham as suas previsões; como são inquestionáveis, vão-se acrescentando parâmetros (ciência) ou «culpados» (economia, política) para adaptar a teoria aos novos resultados.

A outra componente é o aproveitamento imediato que toda a gente faz de uma coisa destas. Faz o presidente das maldivas como fazem os cientistas que aproveitam o aquecimento global para financiar expedições à Antártica ou os políticos para conseguirem ganhar eleições ou os artistas para ganharem publico.

7:04 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home