Ainda não me tinha lembrado deste detalhe
«Concorrência só pode investigar 0,13 euros»
(in Correio da Manhã)
O título correcto seria "Concorrência só tem 13 cêntimos para investigar". É que as petrolíferas só são responsáveis por cerca de 10-15 cêntimos no preço final da gasolina.
«As únicas componentes do preço sobre as quais a Autoridade da Concorrência (AdC) "se pode debruçar" são "a logística e o retalho", que representam 13 cêntimos no preço do litro de combustível, afirmou ontem o presidente da Autoridade da Concorrência. Manuel Sebastião respondeu a questões dos deputados da Comissão Parlamentar de Assuntos Económicos e concretizou que as componentes que irá analisar mais detalhadamente correspondem apenas a cerca de oito por cento do preço total dos combustíveis. As restantes componentes não estão sob a alçada da AdC, ou seja, os impostos sobre os combustíveis (de decisão governamental) e os preços ditados pelos mercados internacionais para o petróleo e para os produtos refinados (gasolina e gasóleo, entre outros). Em termos globais, a AdC quer perceber quais as vantagens para o consumidor de uma separação entre o transporte e o armazenamento dos combustíveis.»
O título correcto seria "Concorrência só tem 13 cêntimos para investigar". É que as petrolíferas só são responsáveis por cerca de 10-15 cêntimos no preço final da gasolina.
«As únicas componentes do preço sobre as quais a Autoridade da Concorrência (AdC) "se pode debruçar" são "a logística e o retalho", que representam 13 cêntimos no preço do litro de combustível, afirmou ontem o presidente da Autoridade da Concorrência. Manuel Sebastião respondeu a questões dos deputados da Comissão Parlamentar de Assuntos Económicos e concretizou que as componentes que irá analisar mais detalhadamente correspondem apenas a cerca de oito por cento do preço total dos combustíveis. As restantes componentes não estão sob a alçada da AdC, ou seja, os impostos sobre os combustíveis (de decisão governamental) e os preços ditados pelos mercados internacionais para o petróleo e para os produtos refinados (gasolina e gasóleo, entre outros). Em termos globais, a AdC quer perceber quais as vantagens para o consumidor de uma separação entre o transporte e o armazenamento dos combustíveis.»
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