06 outubro 2008

Relações espúrias

Há já alguns dias tenho comentado as postas do JCS, no Lobi, acerca da relação entre os casos de violência (extrema) nas escolas e os jogos de computador. JCS acha que os jogos de computador ditos violentos têm uma contribuição relevante no fenómeno. Aceita existir um conjunto de outras variáveis relevantes mas insiste que os jogos de carácter violento têm uma quota parte de responsabilidade que "apesar de tudo, parece existir relação entre jogos violentos e massacres nas escolas".

O JCS não justifica a sua afirmação com dados. Apenas com senso comum. Eu também não tenho dados, mas o meu senso comum acha que os jogos de computador são apenas um bode expiatório desta sociedade pós-moderna. O meu senso comum acha que a existência e proliferação de jogos de "tiro neles" é apenas um fenómeno independente mas paralelo ao fenómeno dos assassinatos em escolas. O que acontece é que ambos existem e crescem e é apenas isso que os "une". Mas isto é o meu senso comum. Como não tenho dados para justificar a minha afirmação, esta minha opinião vale tanto como a do JCS.

Mas, o meu senso técnico, sabe que exite o fenómeno das correlações espúrias: o facto de o acontecimento A estar fortemente correlacionado com acontecimento B não implica necessáriamente que A cause B ou vice-versa. Quando não existem fortes e diversas evidências de um mecanismo de causa-efeito, é necessário ter cautela quando se trata de tirar conclusões. Dois exemplos:

1- A evolução do número de utilizadores da internet em Portugal e o volume das exportações portuguesas entre 2000 e 2006. (Dados: INE)



O coeficiente de correlação é de 0,95. Poderíamos concluir que as exportações geram mais ligações à internet? ou que as ligações à internet são geradoras de exportações? Se calhar, nenhuma das duas. Espero que a estratégia Magalhães não tenha partido do princípio que a proliferação de acessos à internet iria fazer crescer as exportações.

2- A taxa de abstenção nas penúltimas eleições autárquicas em diversas regiões do país e as correspondentes proporções de ocupação hoteleiras por estrangeiros (Dados: INE)


O coeficiente de correlação é de 0,8. Isto implica que as visitas de estrangeiros induzem abstenção? Ou que os turistas estrangeiros preferem locais onde as pessoas se estão marimbando para as suas democracias? Estou mais em crer que são fenómenos independentes e que apresentam forte correlação apenas por fruto do acaso.