13 agosto 2008

Em que ficamos?


"Instituto de Meteorologia confirma previsão
Temperaturas médias conjuntas de Junho e Julho ligeiramente acima da média"
(in Público)

Mas afinal as previsões não eram no sentido deste Verão vir a ser o mais quente dos últimos 25 anos? Ou estamos a falar de outra previsão? Essa "outra" previsão apontava especificamente que as "temperaturas médias conjuntas" iriam ser "ligeiramente" acima da média de referência (1971-2000)?

«A temperatura média do ar durante os meses de Junho e Julho foi, conjuntamente, “ligeiramente” superior aos valores médios, nomeadamente nas temperaturas médias máximas, de acordo com o Instituto de Meteorologia.»
(sublinhado meu)

Desculpem-me a ignorância mas não estou bem a ver o que são "temperaturas médias máximas". "Temperaturas máximas médias" ou "média das temperaturas máximas" ainda consigo perceber o que seja.

«Contudo, em Julho estas temperaturas foram inferiores à média. O valor médio da temperatura máxima do ar em Julho foi de 27,7 graus, quando o valor da última normal foi de 28,7 graus, atendendo ao período referência.»

Ah! Afinal parece que estamos a falar de "temperaturas máximas médias." Reparem que o facto mais significativo foi o de Julho ter tido temperaturas médias significativamente mais baixas do que a média mas o que sai na manchete é o facto do retorcido indicador conjunto (a que nunca ninguém ligou até hoje) estar acima da normal. O que este Público não faz para nos mantermos vigilantes no aquecimento global e na ânsia do sr. Al Gore tomar as rédeas do destino do nosso planeta. Um lenço por favor.

Eu até vou dar uma ideia à redacção do Público. Peguem nos valores históricos de temperatura média para Lisboa (façam uma busca aqui) entre 1971 e 2007 e peguem na temperatura média de Julho de 2008. Comparem as médias 1971-2000 com a observada em 2008 e já terão outra manchete: "Julho foi um mês com temperaturas acima da média". Se quiserem até podem empurrar o período de referência mais para trás. Quanto mais os anos 70 pesarem nessa média, mais "regozijo" irão sentir. Caso não se lembrem os anos 70 foram assombrados pelo papão do arrefecimento global.

1 Commets:

Blogger alf said...

Belo post e bela imagem!!!

Como o próximo inverno deve ser, em média, mais frio que as médias de referencia, vão ter de se esmerar para dar estas notícias... o que vale é que o clima oscila muito e sempre surge uma semanita mais quente...

2:24 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home