24 setembro 2007

O "Dia Sem Carros" que eu vi

Engarrafamento à entrada da Avenida da Liberdade


Laterais completamente entupidas. Muitas buzinas. Trânsito parado polui mais que trânsito fluido...


Parte central da Avenida da Liberdade praticamente vazia e cheia de pedestres "acidentais".

A proporção entre beneficiados e prejudicados pela iniciativa indica que esta fracassou e que produziu efeitos contrários aos que se propunha do ponto de vista ambiental. Porquê?

1- O dia sem carros é, em si, uma má ideia?
2- O dia sem carros é uma boa ideia, mas foi mal implementada: má divulgação da iniciativa, má escolha dos percursos alternativos, má operacionalização?
3- O dia sem carros é uma boa ideia, bem implementada mas à qual as pessoas não são sensíveis (gentileza do Cachimbo de Magritte)?

1 Commets:

Blogger alf said...

Não estive cá, não sei o que se passou - pelas notícias parece que o dia se limitou ao corte de trânsito na avenida. Foi isso?

Estive há pouco em Braga. Fantástica a imensa zona pedonal. Senti-me numa nobre cidade europeia, no centro de Praga ou coisa parecida. Montes de gente, montes de turistas.

Estas coisas constroem-se. As zonas são libertadas de carros e ocupadas com outras coisas. E criadas situações alternativas capazes. Sem carros não significa sem mobilidade

2:45 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home