O "Dia Sem Carros" que eu vi
Engarrafamento à entrada da Avenida da Liberdade
Laterais completamente entupidas. Muitas buzinas. Trânsito parado polui mais que trânsito fluido...
Laterais completamente entupidas. Muitas buzinas. Trânsito parado polui mais que trânsito fluido...
Parte central da Avenida da Liberdade praticamente vazia e cheia de pedestres "acidentais".
A proporção entre beneficiados e prejudicados pela iniciativa indica que esta fracassou e que produziu efeitos contrários aos que se propunha do ponto de vista ambiental. Porquê?
1- O dia sem carros é, em si, uma má ideia?
2- O dia sem carros é uma boa ideia, mas foi mal implementada: má divulgação da iniciativa, má escolha dos percursos alternativos, má operacionalização?
3- O dia sem carros é uma boa ideia, bem implementada mas à qual as pessoas não são sensíveis (gentileza do Cachimbo de Magritte)?
A proporção entre beneficiados e prejudicados pela iniciativa indica que esta fracassou e que produziu efeitos contrários aos que se propunha do ponto de vista ambiental. Porquê?
1- O dia sem carros é, em si, uma má ideia?
2- O dia sem carros é uma boa ideia, mas foi mal implementada: má divulgação da iniciativa, má escolha dos percursos alternativos, má operacionalização?
3- O dia sem carros é uma boa ideia, bem implementada mas à qual as pessoas não são sensíveis (gentileza do Cachimbo de Magritte)?
1 Commets:
Não estive cá, não sei o que se passou - pelas notícias parece que o dia se limitou ao corte de trânsito na avenida. Foi isso?
Estive há pouco em Braga. Fantástica a imensa zona pedonal. Senti-me numa nobre cidade europeia, no centro de Praga ou coisa parecida. Montes de gente, montes de turistas.
Estas coisas constroem-se. As zonas são libertadas de carros e ocupadas com outras coisas. E criadas situações alternativas capazes. Sem carros não significa sem mobilidade
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