17 agosto 2007

A sério que não percebo

Parece que tudo o que envolva aquecimento provoca logo celeuma nos media. Hoje ouvi novamente sobre o problema das antenas de teelcomunicações. Ao que parece, os riscos para a saúde humana ligados às microondas são significativos para alguns cientistas. Ainda mão há consensos no que toca aos reais malefícios do uso de telemómeis mas as autoridades - sempre amigas e dispostas a proteger-nos - à cautela, vão avisando que é melhor não arriscar.
Uma curta incursão pela Wikipedia (vale o que vale) revela que as preocupações com os telemóveis não se prendem com a radiação em si mas devido ao aquecimento que as microondas podem provocar nas células, sendo as dos olhos as que mais preocupação causam. Ou seja, a radiação em si não é cancerígena (ao contrário dos raios X ou os raios ultravioleta). O que me parece estranho é que haja tanta preocupação com os telemóveis - que na Europa funcionam com potencias em torno de 1W, enquanto que não há grande salsifré quando se fala de fornos microondas cujas potências superam muitas vezes os 1000W(!). Segundo a wikipedia, está provado que os microondas não põem em risco a saúde humana. Se alguém quiser contribuir para o esclarecimento desta criatura que vos escreve, a caixa de comentários está à disposição.

1 Commets:

Blogger alf said...

Há muitas décadas que se busca consequências dos campos electromagnéticos intensos sobre as pessoas.

Não conheço estudos importantes, ou seja, feitos com recursos importantes, apenas pequenos estudos, normalmente no ambito das empresas que lidam com essas situações.

Eu trabalhei numa empresa onde as pessoas estavam sujeitas a intensíssimos campos electromagnéticos. Não tenho conhecimento nem nessa empresa nem em nenhuma das suas congéneres no restop do mundo que alguma vez se tivesse encontrado a mais pequena relação entre saude e exposição aos campos electromagnéticos. E estou falar de campos de centenas de kilowats e de pessoas que passavam períodos de 24 horas continuamente expostas a eles durante décadas.

Mas o campo a que estamos mais expostos é... a luz! Se as frequencias acima das da luz são supostamente perigosas e as abaixo também, porque haveriamos de excluir a luz?

Portanto, antes de entrar em pânico com as ondas de rádio.. não será masi perigosa a lâmpada de 100 W que tem por cima da cabeça?

E as lâmpadas economizadoras? Que perigos medonhos não deverão necessariamente resultar de tão estranha tecnologia??

O recente estudo do Ministério da Saúde deve ser uma brincadeira de ignorantes. Se em lado nenhum do Mundo se conhece nenhuma consequência das ondas electromagnéticas relevante, não era em Portugal que isso irai ser descoberto... além de que basta ver que é referido os monitores dos computadores...

Um objecto que estes "especialistas" esquecem mas a que qualquer pessoa dentro do assunto presta atenção é a ... máquina de barbear! Como sabem, tem um motor eléctrico, gerador de campos electromagnéticas, a funcionar bem pertinho da pele...


A minha opinião é que estas opiniões alarmistas simplesmente não são sérias.

10:12 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home