10 agosto 2007

Organ²/ASLSP (As SLow aS Possible)

Imaginem uma peça musical tocada tão lentamente que demorasse 639 anos até que chegasse ao fim. Pois é! Já alguém o imaginou e alguém o decidiu pôr em prática. Trata-se de uma obra de John Cage (1912-1992) com o título Organ²/ASLSP (As SLow aS Possible) e com a indicação (as slow and softly as possible). O projecto consite em construir e manter um órgão a tocar a peça até 2640 D.C., tendo sido começada em Setembro de 2001 com o enchimento dos foles só se ouvindo o primeiro som em Fevereiro de 2003. O órgão em que a peça está a ser tocada ainda só está no início da sua contrução cujo final que se prevê para 2009. Para mais detalhes ver aqui e aqui.

2 Commets:

Blogger alf said...

Isto não lembra um pouco aquelas coisas estranhas que se fazem para entrar no Guiness? Ou é antes uma genial ideal comercial?

2:05 da manhã  
Blogger NC said...

De comercial não deve ter muito. O projecto já começoiu há imenso tempo e ainda não tinha ouvido falar dele. A música é intragável para 99,5% dos ouvidos.
Acho que é um projecto um bocado para o filosófico. Visa celerar a eternidade, o tempo, o imutável e contrariar o espírito de cada vez maior rapidez dos tempos modernos.

11:20 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home