07 agosto 2007

I'm Lovin' it

Hoje não paro!
Um brilhante jornalista fez uma reportagem sobre um brilhante estudo de um brilhante cientista (nada como um cientista para a coisa ganhar logo credibilidade) que chega à brilhante conclusão que "McDonalds Sells". Na notícia pode ler-se que o estudo foi realizado junto de crianças entre os 3 e os 5 anos às quais lhes foram oferecidos diversos alimentos com e sem embalagem do McDonalds. Entre 48% a 70% das crianças preferiram a comida embalada em papel McDonalds apesar de ser exactamente igual. Para que é que pensam que serviu este estudo, caros leitores? Uma pista: o autor do estudo foi Dr. Thomas Robinson da Standford University os Medicine, com trabalhos publicados na Archives of Pediatrics & Adolescent Medicine. Já ajudou a perceber que o estudo não ajudou a reforçar a ideia de que a McDonalds é uma referência ao nível do marketing e que as crianças são o melhor indicador da eficácia do marketing. Nada disso! O que se provou é que se têm de proibir os anúncios da McDonalds e seus congéneres. Nada de responsabilizar os pais e educadores. Nada de chegar à conclusão que se calhar a forma de alterar os hábitos é jogar com as mesmas armas. Porque a conclusão é exactamente essa! Se os outros tipos de alimentos não têm a preferência dos pequenotes é exactamente porque ninguém se preocupou em "embrulhá-la" convenientemente. Não é só com papas e bolos...