13 agosto 2007

Clássicos públicos

Esta posta é uma adaptação de um comentário meu a esta posta do Tiago Mendes no Blogue Atlântico.

Na questão de rádios clássicas públicas vs. rádios clássicas privadas convém primeiro definir quais são os objectivos do serviço público, nomeadamente, na sua vertente de colmatação (a palavra existe?) de falhas do mercado. Ou seja, em que é que o mercado falha para que se justifique a existência de um canal público de música clássica?

a) Não existem "canais clássicos" privados?
b) Os que existem não contribuem para atrair ouvintes para o género clássico?
c) Os que existem não satisfazem os ouvintes mais exigentes e que gostam de autores mais "difíceis"?
d) Os que existem têm uma programação limitada, não abrangendo todos os géneros?
e) Os que existem não passam intérpretes de referência sendo desejável passar intérpretes de maior qualidade?

Quanto ao ponto a), durante muitos anos foi assim. Poder-se-á discutir se não terá sido exactamente pelo facto de a existência de um canal público não deixar espaço para outro canal.

Quanto à atracção de novos públicos, a A2 está melhor do que já foi mas não me parece que seja ainda a sua preocupação principal. Dá-me a sensação que existe uma elite que comanda directa e indirectamente (ouvintes empedernidos) a programação desta rádio e que é extremamente avessa à difusão de repertório "fácil" e que, no meu entender, tem mais potencial para atrair novo público. Eu comecei a ouvir 4 estações de Vivaldi e Carminas Buranas.

Em termos de variedade, só recentemente a A2 teve a preocupação de variar a sua grelha. Há 3 ou 4 anos, apenas se conseguia escutar música para piano e ópera. Agora (finalmente!) já se vão podendo escutar programas dedicados à música antiga e outros períodos.

Finalmente, não sei porque é que o Tiago Mendes comparou uma estação radiofónica com uma radio web? A lógica de "negócio" parece-me suficientemente distinta para não ser comparável.

1 Commets:

Blogger Otterhouse said...

Hello, my portugese is not sood good that I can answer in Portugese... :)

The problem of public vs commercial classical radio exists everywhere. Also in the Netherlands, where I live. But... Since internet and internet radio, I don't listen to the normal radio anymore! There are so much classical (good quality!) radio stations everywhere! And with a playstation III a 192 kbs audio link sound extremelyu well. Just like youtube on a PS III gives better than expected sound (and image!) quality... If I want to hear Szymanovski, I CAN hear Szymanovski.....

Greetings from the Netherlands,
Rolf
http://homepages.ipact.nl/~otterhouse
(my classical lp->mp3 hobby page, updated every friday)
http://www.youtube.com/otterhouse
(my classical music youtube channel)

9:50 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home