01 agosto 2008

Parece que quando se derrete gelo sai água


A notícia científica de ontem foi que a "NASA encontrou finalmente água em Marte". Lendo a notícia ficamos esclarecidos, a sonda Phoenix pegou num bocado de gelo que se encontrava enterrado debaixo do solo e derreteu-o. Parece que saiu água (nããão....) . Foi a primeira vez que um engenho terrestre entrou em contacto com água em estado líquido em Marte. Água, essa já se supunha que existia desde o século XIX já que desde essa altura era possível observar as calotes de gelo no pólo Norte (no Sul também há mas não se vêm com telescópios terrestres. Uma voltinha pela wikipedia é bastante esclarecedora quanto ao assunto da água.

A NASA sabe que para garantir fundos tem de manter o público entusiasmado. O que não é difícil graças à baixa literacia científica e à fraca memória colectiva. A pólvora pode ser descoberta várias vezes.

2 Commets:

Blogger David Lourenço Mestre said...

Correndo o risco de sofrer brutal humilhaçao, não podia ser gelo seco - gelo de CO2?

6:48 da tarde  
Blogger NC said...

Caro david,

aqui ninguém tem prazer em hmilhar ninguém. De facto, tem razão. Em Marte também há "gelo seco" mas, ao que parece, apenas no pólo norte onde as condições são mais extremas.
O gelo de água é muito mais abundante no planeta.

Não está mal visto, não senhor.

10:56 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home