01 agosto 2008

Ainda aguenta mais um bocadinho


"Governo antecipa guerra das tarifas e trava nova subida do preço da luz em 2009
Escalada de preços no carvão e no gás natural fazem aumentar défice tarifário
"
(in Público)

Défice tarifário? O próximo governo que trate disso. Este ano que vem é de eleições (2008 foi ano de pré-eleições). Quem vier atrás que feche a porta.

O governo justifica-se com a ocorrência de "factores excepcionais" como sejam "a redução da produção hidroeléctrica causada por períodos de seca, a instalação de potência com tarifa especial ou uma subida excepcional do preço dos combustíveis fósseis nos mercados internacionais"

Redução da produção hidroeléctrica: Não existe já um fundo de correcção de hidraulicidade para fazer face a essas situações? «O mecanismo de correcção de hidraulicidade que visa cobrir do risco de variabilidade hidroeléctrica, quer as tarifas de energia eléctrica»
Instalação de potência com tarifa especial: suponho que se refiram aos Produtores em Regime Especial essencialmente compostos por renováveis. O crescimento foi inesperado? excepcional? Então não é o Governo o responsável pela subsidiação (através de preços altamente vantajosos para o produtor) e promoção das energias renováveis?
Subida excepcional do preço dos combustíveis: o Governo espera que os preços se retraiam significativamente no futuro? Acredita portanto que esta escalada foi um mero surto especulativo e que tudo voltará a ser como dantes?

PS: Gostei particularmente do detalhe "preço da luz" no título da notícia do Público. Gosto disso e de ir "buscar o comer". É patusco.

Etiquetas:

1 Commets:

Anonymous Anónimo said...

Isto é absolutamente imoral.
Fazer os nossos filhos pagarem investimentos de rentabilidade escandalosas por vias do subsídio (como as renováveis) - é escabroso, mas deixar para as gerações futuras as facturas dos consumos das gerações passadas é imoral e devia não devia ser permitido na nossa constituição.
JF

2:44 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home