Séries de postas recomendadas do dia
Hoje como estou pouco criativo só recomendo postas alheias. Parece incrível mas vou recomendar o Ladrões de Bicicletas não por discordar mas precisamente por ter gostado do que li. Trata-se da série Mercado e Estado da autoria de José Castro Caldas. Partes I, II, III, IV, V e VI. Mandei alguns bitaites nas caixas de comentários. Ide ler.
1 Commets:
a ideia de que o mercado pode existir por si só nem sequer é uma utopia, é uma tolice - acaba fatalmente em monopólios e ciclos presa-predador.
a intervenção do Estado é indispensável a vários níveis - desde logo no estabelecimento de regras; mas todas as regras são subvertíveis, pelo que o estado tem de estar constantemente a vigiar o seu funcionamente e até a alterá-las periodicamente - por nenhuma outra razão qeu não seja o facto de dificultar a vida daqueles que se especializam em tornear as regras.
Mas não chegam as regras. Apesar delas, por melhor que sejam, acaba sempre por se chegar a situações distorcidas e perigosas - onde o estado carece de ter o poder de actuar.
Há muitos sectores onde as regras mínimas de mercado são inaplicaveis.
E há mais vários casos onde a intervençaõ do estado é crucial.
Nos EUA, em França, na Alemanha, Inglaterra, Espanha a intervenção do estado na economia é constante e poderosa. O que difere são as políticas sociais.
Estado e Mercado são dois aspectos indissociaveis da economia liberal. Nem pode ser só Estado nem só Mercado. O que importa discutir é como articular as duas coisas. Ser a favor de uma ou de outra é um erro de perspectiva.
Enviar um comentário
<< Home