18 abril 2008

O preço do crude em euros

Caro alf,

não é verdade que o preço do barril de crude esteja a descer em euros. O gráfico acima mostra a cotação do Brent, expressa em euros, desde 18 de Abril de 2007 até hoje (preços de fecho de mercado). Por isso é que eu aconselho a justificar as suas afirmações com factos - você fá-lo nos outros posts. É que corre-se o risco de perdermos credibilidade quando até dizemos umas coisas acertadas.

Adenda: Caí no erro que eu próprio denunciei no post e não expliquei convenientemente como obtive os valores do gráfico acima. Trata-se da cotação de fecho do Brent multiplicada pela cotação Dolar/Euro desse mesmo dia. Dados Bloomberg. De qualquer forma, ainda não percebi como é que os meus resultados são tão diferentes dos obtidos pela Palmira no De Rerum Natura. O facto de as conclusões lá apresentadas serem ilustradas com dados de periodicidade anual e as minhas com base em dados diários, não explica a diferença. A fonte também não justifica a diferença uma vez que os preços do Brent em dólares são praticamente idênticos - descontando o facto de uns serem semanais e outros diários - como se pode ver nos gráficos seguintes.

EIA(Da Rerum Natura)


Bloomberg (Caldeirada de Neutrões)

2 Commets:

Blogger alf said...

oops, amigo tarzan, enganou-se em alguma coisa!

No meu post puz um link para um post do De Rerum Natura onde apresenta essas contas e mostra como o preço do barril tem vindo a descer nos dois últimos anos.

http://dererummundi.blogspot.com/2008/04/evoluo-do-preo-da-gasolina.html

1:44 da tarde  
Blogger alf said...

já agora, mais um:

http://resistir.info/e_rosa/precos_combustiveis.html

3:25 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home