05 setembro 2007

Justas?


O João Rodrigues do Ladrões de Bicicletas cita um artigo do Nicolau Santos no Expresso. Lá podemos ler:

««os mais ricos têm 8,2 vezes mais que os mais pobres, o dobro da média nos 15. Por isso, além de outras políticas a desenvolver, parece admissível pensar nalgumas medidas de política fiscal [...] São ideias que não tornam o mundo perfeito. Mas ajudam a combater as actuais e enormes imperfeições». »

Esta tese do Nicolau Santos parte de dois pressupostos:

-Que os ricos são-no à custa dos mais pobres. Ou, de outro modo, rico = parasita.

-Que os ricos conseguiram atingir esse patamar de forma injusta ou, de alguma forma, ilícita. Não são merecedores do que possuem.

Não valeria a pena discutir primeiro estes pressupostos antes de começar a sugerir receitas mágicas para este "problema"? Assustam-me estes iluminados que, não bastando serem conhecedores dos males do mundo, têm tantas certezas acerca das soluções.

4 Commets:

Blogger Unknown said...

Meu Caro,
O pressuposto é outro: o da solidariedade socializante.
E, desse ponto de vista, a tese do nicolau é inatacável.

11:55 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Olá Nuno,
Adoro este teu blog. Este teu post é o unico com que nao concordo. Lá o bloguista que atacas comeca por comparar Portugal com os outros. Se os nossos ricos tem o dobro dos ricos dos outros (comparativamente), para tu teres razao, ou sao duplamente mais habeis a ganhar dinheiro por vias justas e licitas do que os ricos do resto da europa, ou os nossos pobres tem metade da capacidade dos pobres da europa. Da minha opiniao, embora ambos tenham menores capacidades que os do resto da europa, os ricos portugueses tem-na bem menor que os ricos da europa. O problema nao esta em aumentar-lhes os impostos, mas sim impedir a concentracao de riqueza por vias menos licitas - consideradas normais em portugal e ilegais nos outros paises.
Em Portugal, os ricos fazem lobbing total e os pobres sao impedidos de o fazerem. Nos outros paises é o contrario (atraves de controle de emigracao e sindicalizacao).

Abracos,
Rodrigo

9:27 da manhã  
Blogger NC said...

Também discordo com a tua primeira discordância. O problema é que são os nosso pobres são mais pobres que a "média" da UE. Esse é que é o verdadeiro problema. Se pões o problema nos ricos, estás a cair nos pressupostos que indiquei.

«mas sim impedir a concentracao de riqueza por vias menos licitas - consideradas normais em portugal e ilegais nos outros paises.»

Concordo perfeitamente.

«os ricos fazem lobbing total e os pobres sao impedidos de o fazerem.»

Mas o lobbying é sempre "mau" quer seja feito por ricos, quer por pobres. Implica uma sobrevalorização de algo nas prioridades governativas ou levantamento de barreiras à entrada de novos agentes (proteccionismo) de forma a impedir a concorrência.


Vou escrever um post dobre o corporativismo em breve. Fica atento

12:54 da tarde  
Blogger NC said...

Mestre(das obras feitas),

solidariedade socializante é geralmente sinónimo de solidariedade "à força". Um conceito bastante atacável.

12:57 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home