24 agosto 2007

Desgraças a la carte

O jcd chama a atenção para a publicação de dois estudos relativos às consequências do aquecimento global no Atlântico Norte. Já o Range-o-Dente tinha alertado para a profusão de estudos apocalípticos ligados às alterações climáticas. Não sei se noutros ramos das Ciências Naturais isto é normal ou admissível. Global Warming Sells. Desde que envolva sangue.

5 Commets:

Blogger Jubylee said...

Penso que em qualquer área das Ciências Naturais isto ocorre. Todos os meses em montes de revistas saem uma carrada de artigos, que muitas vezes se contradizem. Muitas vezes servem apenas para "puxar a brasa à sardinha" de quem os realizou. O truque é saber analisá-los. Na minha área - e eu ainda sou estudante - estou a começar a distingui-los. Agora para leigos - e neste saco tenho de meter os jornalistas que propagam até à exaustão o artigo que mais lhes interessa - penso que se torna difícil distinguir a validade de tais artigos e por isso isto não me surpreende...Vivemos na "era da informação", onde há tudo menos informação...

3:43 da tarde  
Blogger NC said...

Bem visto.

Eu só me apercebi desse fenómeno na Economia qd acabei o curso. Comecei a ler umas revistas da especialidade e comecei a reparar que os articulistas contradiziam-se. Pensava, na minha inocência, que a ciência económica era monolítica. Como é óbvio, e ainda mais em economia, estava errado.

4:26 da tarde  
Blogger alf said...

Há muito que tudo o que passa pelos media tem a ver com "mercado" e não com "verdade".

Vocês percebem isso em relação ao aquecimento global, mas há muito que os documentários científicos usam a ciência apenas como suporte duma fantasia que é construída ao serviço de interesses que não são os da Verdade.

Os documentários sobre a natureza são verdadeiramente escandalosos. Como na natureza se encontra todo o tipo de comportamentos, é fácil construir as mais mirabolantes histórias. Lembro-me de ver documentários que mostravam como, em geral, as relações na natureza são monogamicas!!!coisa que não existe na natureza. Agora já vi documentários a mostrar que, afinal, na natureza proliferam as relações homossexuais.

Mas o mesmo acontece com documentários sobre astronomia.

e isto é uma cadeia - se é isto que gera dinheiro, a própria ciência alimenta o filão - a ciência tornou-se uma máquina de gerar teorias prontas a consumir pelos media. Afinal, a ciência vive de financiamentos não é?

Assim como o prof Marcelo faz pareceres conforme lhe é pedido pelo cliente, que é quem lhe paga, assim o cientista faz estudos conforme conveniente para receber dinheiro. Se alguém propuser um estudo para provar que o aquecimento global é uma treta vai receber financiamento? Claro que não!!!

Todos os estudos que provam que isto ou aquilo provoca o cancro, por exemplo, são vigarices. Como os estudos sobre o colesterol. E muitos outros. Todos, se calhar. Excepto em áreas tecnológicas, porque aí o dinheiro só vem se funcionar.

3:52 da manhã  
Blogger Jubylee said...

Por acaso uma amiga minha que é bióloga, alertou-me para esse facto - os documentários sobre a natureza muitas vezes não são de fiar...uma pessoa para poder ter o mínimo de informação fidedigna ou tem pessoas que percebem do assunto a sério ou então fica a apanhar do ar...escandaloso, é o que eu acho...

1:47 da tarde  
Blogger RioDoiro said...

Suponho que a palavra documentário se está a usar por dá cá aquela palha.

Deixou de haver pudor de chamar documentário à mais pura ficção.


.

8:30 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home