13 fevereiro 2007

Se algum administrador da Exxon ou da BP me estiver a ler, o meu NIB é...

Sobre a discussão do aquecimento global, tenho aqui referido a minha desconfiança. Primeiro porque já olhei para uns dados, já troquei impressões com quem já estudou o assunto e tenho-me também dado conta de muitas vozes discordantes. Mas na opinião pública comunicação social não se vê qualquer debate. É tudo unânime. Da parte dos políticos em todo o mundo está na moda alertar para a necessidade de "agir".
Quem ousa discordar de que existe aquecimento global ou tentar provar que os famosos relatórios sobre o assunto são altamente parciais e enviesados, são logo acusados de vendidos às grande petrolíferas e disparates afins(ver um exemplo aqui). Parece não existir nenhum que faça os detractores do aquecimento global convencerem-se que, pelo menos, ainda não há condições para afirmar que exista sequer um fenómeno anormal. Se faz calor, é porque faz calor; se faz frio é porque faz frio...
Assim sendo, estamos perante uma questão de fé. Não existe qualquer hipótese de dúvida racional. Não haveria problema nenhum se se tratasse de um movimento laico, preocupado em converter os indivíduos e convencê-los a mudar de atitude. Só que este é um movimento tudo menos laico: pretende explicitamente infiltrar-se no governo das nações condicionando-lhes a sua linha de actuação. É claramente um lobby ambicioso movido por uma mui nobre causa. Quem tente contrariar esta linha é herege ou irresponsável ou vendido ao demónio (grande petro-capital e mafarricos afins). Até o sr. Bush teve de ceder, imagine-se.

Como gosto muito de um Estado laico e racional (eu também o financio) preocupa-me este movimento global de tomada de assalto dos aparelhos governamentais com a complacência de todos. Estas fés que se aproveitam da ignorância das pessoas...

2 Commets:

Blogger RioDoiro said...

Mais uma racha no "argumento".

:-)

Chapelada.

.

8:42 da tarde  
Blogger AA said...

isso comigo é um pouco como pregar aos peixes - basta ver a minha corrente no Insurgente :D

11:02 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home