16 janeiro 2009

Leitura recomendada ainda que um pouquinho atrasada

"Progress, don't regress" do LA-C n' A Destreza das Dúvidas


«Outra questão que me parece interessante é a moda de culpar os cursos de Economia e Gestão pelos crimes que gestores e financeiros cometem. O argumento é simples, estes senhores vão para as empresas aplicar as teorias que aprendem e depois causam estas crises imensas. É uma acusação que é feita amiúde e que me parece absolutamente extraordinária. Por vários motivos, em primeiro lugar porque ninguém anda a ensinar os alunos a serem desonestos; bem pelo contrário, cada vez se dá mais destaque ao valor da ética nos negócios. Em segundo, porque, como muito bem notou esse economista convencional chamado Nuno Garoupa, até ao início dos anos 90 apenas duas escolas em Portugal se inseriam no mainstream neoclássico: a Universidade Nova e a Católica.»

Se bem que eu ache que verdadeiramente neoclássico só mesmo a Católica, mas posso estar desactualizado.

2 Commets:

Blogger alf said...

o próprio processo de admissão às faculdades é a primeira lição de desonestidade - tirando uns quantos neirds que estudam até perder as pestanas, os outros escolhem os colégios que lhes asseguram as notas necessárias; e o sistema continua a permitir isso porque a grande verdade é que a desonestidade é o primeiro atributo dos vencedores.

E estes gestores não fizeram nenhuma desonestidade com as operações financeiras conhecidas - fizeram exactamente o que estava suposto fazerem dentro das regras do sistema.

A desonestidade reside nas regras do sistema. Mas essas ninguém muda, porque delas beneficiarão os que vierem a seguir.

6:28 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O mal dos cursos de economia é que os alunos (salvo excepções) não aprendem nada de matemática.

Sem matemática a economia não passa de uns palpites.

Depois usam uma imensidade de programas (como o exel), mas como não percebem nada do assunto fazem asneiras.

José Simões

10:10 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home