Explicações
O JPC defende aqui que a principal razão do atraso português se deve à situação periférica de Portugal na Europa. Eu pergunto-lhe: e a discrepância de desenvolvimento económico e humano face a Espanha também pode ser explicada à luz do mesmo argumento?
5 Commets:
Claro que sim. As regiões de Espanha mais próximas de Portugal e, logo, mais excêntricas em relação ao centro da Europa são também as mais atrasadas dos nossos vizinhos.
a explicação do JPC pode ser invertida: as regiões de espanha mais próxima de Portugal serão (?) as mais atrasadas de espanha não por estarem mais longe do centro da Europa mas por estarem mais próximo de Portugal!
A geografia é fraca explicação. Pode servir para potenciar aspectos negativos da sociedade, não nego isso, o isolamento propicia quase sempre o atraso porque o Homem não tende naturalmente ao progresso - se puder, prefere a estagnação, que hoje seja o mais possivel igual a ontem.
Mas a história mostra-nos que muitas vezes até foi ao contrário.
Eu diria que há fontes de estagnação e fontes de progresso. Em Portugal instalou-se em determinada altura uma fonte de estagnação e ainda estamos com dificuldade em nos livrarmos dela.
O Sócrates parece querer instalar uma fonte progresso, que não é mais que uma atitude perante a vida; mas está dificil...
isso da periferia e da dimensão não tem qualquer relevância. é preciso citar quantos exemplos?
Os países nórdicos são centrais? Espanha é central?
A holanda é algum gigante? A Irlanda?
Estes comentários são um show de ignorância: 70% das disparidades de níveis de desenvolvimento entre regiões e países é explicada pela simples latitude.
João Pinto e Castro,
que tal usar argumentos? Assim poderá justificar porque é que os seus comentários se distinguem neste "show de ignorância". Venham eles.
Enviar um comentário
<< Home