16 julho 2007

Mais uma iniciativa verde


Mas, a bem dizer, já chega muito atrasada. Hoje de manhyã ouço na Antena 3 (sempre empenhada em grandes causas) que está disponível um novo motor de busca - o Blackle - que é basicamente um motor de busca (ligado ao Google) em tons de preto. O objectivo: poupar energia. Pensei para comigo: "esta ideia parece-me ser bem parva!". Sei que nos LCD, não importa que côr esteja no monitor, o gasto é sempre o mesmo mas... como não sei qual a proporção de LCD's vs cinescópios (onde essa poupança existe) até pode ser que a medida seja boa. Fui à wikipedia e encontrei o artigo que fala do Blackle e, como quase sempre na wikipedia, encontrei a parte reservada ao "Criticismo" onde refere que hoje em dia 80% dos monitores são LCD. Para um site que nasceu em Janeiro de 2007 a ideia já vem muito atrasada. Ainda por cima a Google já disponibiliza a sua versão em preto!

5 Commets:

Blogger Jubylee said...

Também ouvi essa conversa na Prova Oral e decidi-me logo converter. Também já tenho o meu google negro.

10:25 da tarde  
Blogger NC said...

izzi,

se tiver monitor LCD, a diferença de consumo vai ser nula. Mas lá que tem estilo, tem.

10:16 da manhã  
Blogger alf said...

A diferença de consumo é sempre nula - a "lâmpada" do cinescópio não se apaga quando a imagem é negra, o electrões emitidos é que são impedidos de chegar ao ecran.

Isto é apenas uma acção de marketing, baseada numa ideia simplória - ou seja, uma ideia simples, que parece verdadeira a quem dispoe de informação insuficiente, mas que é falsa.

A Humanidade vive actualmente, se calhar viveu sempre, totalmente condicionada por ideias simplórias.

O perigo desta situação é que o uso das ideias simplórias tanto serve para vender sabonetes como presidentes ou guerras.

É bom que se vá alertar as pessoas que estamos sempre a ser enganados. Há que ser céptico!

2:39 da tarde  
Blogger NC said...

Obrigado por mais esse dado, Alf. Muito útil.

4:58 da tarde  
Blogger antonio ganhão said...

Realmente uma ideia genial! Só que como diz o Alf a poupança é nula! Pois o consumo é o mesmo, em ambos os tipos de monitores!

7:34 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home