26 março 2007

Posta um tanto ou quanto fascizóide

Salazar, Salazaaar
Salazar te quiero
A propósito do tão falado consurso do "Ganda Tuga". Facto curioso sobre as sondagens e seus resultados: quando é a pagar, vencem Salazar, Cunhal e Aristides Sousa Mendes. Quando é de borla, estes três ficam no final da tabela.

2 Commets:

Blogger Unknown said...

Pois e. E é muito interessante ver a sondagem por regioes e idade. Por idade é simples. As pessoas entre os 14-24 votam todas no Afonso Henriques porque nao conhecem mais ninguem!
As mulheres votam mais nos poetas. Sim, esses homens que mudam o mundo.
O Norte vota naquele que associa à sua alma portuguesa pre-mouros: Afonso Henriques. Lisboa vota no Marques do Pombal, de olho no umbigo, como é costume.

Mas triste triste é ver que na lista só aparecem dirigentes politicos (reis e ditadores), escritores, nobres designados para fazer tarefas importantes e o Schindler tuga porque esta na moda.
Os escritores nao contam: todos os paises mediocres acham que sao muito bons em literatura porque, felizmente para a sua auto-estima, nao ha mais ninguem a escrever na sua lingua. Como a Bulgaria, nos somos muito orgulhosos dos nossos escritores que mais ninguem lê.
Depois, como sociedade de classes como mais nenhuma outra, vá, com excepcao da India, quem fica com os creditos da nossa historia é sempre um inutil, barrigudo e criminoso aristocrata. Seja Vasco da Gama ou outro, nunca ninguem fala dos homens realmente valorosos que fizeram os descobrimentos, mas sim do nobre que de barcos entendia tanto como o senhor ali que aluga no campo grande, e que foi posto a frente da missao para a India, depois do trabalhinho todo feito.
A verdade verdadinha, é que da lista dos 10 maiores portugueses de sempre, nenhum deles trouxe bem nenhum ao mundo, excepto os que contribuiram para os descobrimentos. E desses, so o Joao II é que realmente fez alguma coisa de valoroso e original.Os outros, a historia ignora; o q interessa em Portugal sempre foi o fantoche aristocrata lá metido pelo poder. Em 800 anos, e por muitas centenas de anos porvir.

1:02 da manhã  
Blogger Unknown said...

Ola Tarzan!

Nao fiques triste a achar que os portugueses sao muito estupidos na sua escolha de Grandes Portugueses... Ve la esta:

http://en.wikipedia.org/wiki/The_Greatest_American

Eheheheh

1:37 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home