23 agosto 2006

Fenómenos para-anormais

No cyberespaço circulam, ciclicamente, uma série de mitos urbanos e outras mentiras mas que estranhamente persistem. O último caso destes foi o do e-mail que assegura que Marte irá estar tão próximo da Terra a 27 de Agosto, que aparentará ter o mesmo tamanho da Lua. Dado que, na última vez que este tipo de e-mail circulou, nada aconteceu, esperava-se que desta vez o logro não se propagasse. Aconteceu o contrário, "veio" mais forte que da primeira vez e com direito a apresentações de Powerpoint e tudo. Não deve tardar até que venha um desmentido na TV.


Em primeiro lugar, se o fenómeno tivesse lugar a 27 de Agosto, isso significaria que no mês anterior e no mês posterior ao evento, continuariamos a ver Marte com dimensões consideráveis. Assim, na noite de ontem, Marte já deveria ter o tamanho aproximado ao da Lua, algo que tenho a certeza que ninguém observou. É que, salvo eclipses e quedas de meteoros, maior parte dos fenómenos astronómicos dão-se de forma progressiva.

Depois, se alguma vez pudessemos ver Marte do tamanho da Lua, é porque algo estaria a correr muito mal. O equilíbrio Terra Lua seria profundamente alterado e a interacção de um terceiro planeta traria consequências catastróficas para a Terra. Daria um belo exercício de ficção científica.

A origem da confusão deverá ter estado no facto de alguém ter lido que Marte iria ter uma magnitude igual ou superior à da Lua (devido à máxima proximidade do planeta). Ora, em termos astronómicos, magnitude não quer dizer tamanho mas brilho. Mas Marte ficará sempre muito pequeno no céu pelo que (tal como Vénus) não parecerá maior nem mais luminoso que a Lua. Desta confusão deve ter nascido um equívoco que alguém depois decidiu amplificar e até dar-se ao trabalho de fazer powerpoints.


Os fenómenos astronómicos de 2006 podem ser consultados no site do Observatório Astronómico de Lisboa, aqui e depois clicando em "Calendário e Fenómenos Astronómicos" ou "Visibilidade dos Planetas em 2006". Poder-se-á verificar que nada de especial está previsto para Marte este ano.