31 dezembro 2008

Bom marketing


Se o leitor tivesse uma cadeia de lojas e tivesse de fazer obras numa delas, o que faria? A resposta mais óbvia seria: afixar um cartaz à porta indicando que se encontra em obras, durante quanto tempo, indicar a loja mais próxima e pedir desculpas pelo incómodo.

Pois, no bom marketing o óbvio não chega. Uma loja na zona das Avenidas Novas, em Lisboa, deparou-se com este problema e, nos primeiros dias:
- pôs um funcionário seu à entrada da loja para fazer um pré atendimento do cliente;
- pôs à disposição dos clientes um motorista com uma carrinha de transporte (com aspecto confortável, diga-se) para levar os clientes até à loja mais próxima;

Com esta estratégia evita-se a frustração e o incómodo do cliente que inadvertidamente se depara com a sua loja de eleição fechada e, ao demonstrar um cuidado e atenção com o cliente acima da média, a fidelização será mais certa. A empresa evita uma quebra de vendas que o fecho de uma loja importante representa e não deixa "escapar" clientes.

É assim o bom marketing. A imaginação ao serviço dos interesses de empresas e consumidores.