16 dezembro 2008

Amnésia ou estupidez?


«Sócrates pede aos bancos que emprestem mais dinheiro às empresas»
(in Público)

Recorde-se que uma das causas apontadas para a actual crise financeira foi a falta de prudência por parte dos bancos na hora de conceder empréstimos. Em que ficamos?

1 Commets:

Blogger alf said...

pois, essa foi a razão a apontada mas não foi a verdadeira razão; a verdadeira razão é que o fluxo económico estrangulou do lado dos «consumidores» porque as pessoas estão mais pobres.

A solução começa por ser subir os ordenados, aumentar o ordenado mínimo.

os empréstimos bancários têm de continuar porque são eles que alimentam o fluxo financeiro.

Se os bancos tivessem sido «prudentes» e tivessem cortado no crédito anteriormente, a crise já teria rebentado há mais tempo.

É um pau de dois bicos:os bancos têm de ser «de confiança», isto é, as pessoas não podem ter receios em relação à sua estabilidade senão deixam de depositar neles o dinheiro, e têm de manter o fluxo financeiro, isto é, de fazer empréstimos com taxas de juro baixos.

Além disso, vivemos uma economia competitiva e global - se as empresas dos outros paises têm melhores condições de crédito que as portuguesas, as portugueses vão à falência e o país com elas.

Aliás, as empresas portugueses têm tido sempre piores condições de crédito que as suas concorrentes, o que é um dos vários factores que degrada a nossa competitividade - pelo foi essa a minha experiência há uns anos atrás..

3:33 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home