12 setembro 2007

O assalariado é um potencial especulador


A propósito deste texto no Ladrões de Bicicletas (já pus um cadeado na minha!) e sobre o qual já lá deixei um comentário. Mais uma vez, o João Rodrigues usa de um tom diabolizante e arrogante no que se refere aos mercados financeiros e à perspectiva liberal da economia, o que me causa sempre um desejo impulsivo de o comentar.

Caro João Rodrigues, os trabalhadores assalariados também podem ser analisados numa perspectiva de mercado. Como deve estar "careca" de estudar, um trabalhador assalariado não é mais que uma pessoa que oferece o seu trabalho a outra entidade em troca de dinheiro. à semelhança do investidor financeiro, o trabalhador tenderá a tentar encontrar a melhor oportunidade no mercado de forma a maximizar a renda por cada hora trabalhada. Há quem tenha sucesso porque possui o mérito suficiente a exercer uma profissão, que é um bem escasso, e que o motiva só por si. Para tal não basta ter qualidade, é também necessário mostrar essa qualidade, e arranjar o melhor "papel de embrulho" possível para se "vender". O agente elabora um currículo bem estruturado, tenta brilhar nas entrevistas de emprego, obtém bons desempenhos, etc... Basicamente, tenta convencer que lhe paga de que ele é a melhor opção disponível no mercado ainda que isso não seja, necessáriamente verdade.

Há os que simplesmente tiveram sucesso arranjando um emprego onde pouco mais é necessário do que picar o ponto, porque conseguiram encontrar no mercado uma entidade empregadora disposta a acolhê-los. Também este teve uma atitude típica de um investidor: encontrou o activo que lhe maximizou a rentabilidade a um custo mínimo.

O sindicato que força a entidade patronal a subir os salários acima da produtividade média dos seus empregados e que dificulte a entrada a trabalhadores não sindicalizados, não faz mais do que exercer o seu poder no mercado usando-o para valorizar o trabalho ao máximo.

Independentemente das considerações morais que se possam fazer sobre estes casos, ambos evidenciam semelhanças com os mercados financeiros. A especulação está presente na esmagadora maioria dos mercados. E o assalariado também faz parte de um mercado.

2 Commets:

Blogger RioDoiro said...

"O sindicato que força a entidade patronal a subir os salários acima da produtividade média dos seus empregados e que dificulte a entrada a trabalhadores não sindicalizados, não faz mais do que exercer o seu poder no mercado usando-o para valorizar o trabalho ao máximo."

Talvez seja mais preciso se se diser ...

... exercer o seu poder no mercado usando-o para valorizar ao máximo o trabalho dos seus associados.

A história dos 'interesses de classe' é uma treta.

.

7:41 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Os sindicatos são, no fundo, especuladores, na medida em que constantemente tentam forçar a cotação de um dado activo genérico - o trabalho - acima do seu valor intrínseco. Diria mesmo que Carvalho da Silva não passa de um Red Bull!

11:50 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home