21 junho 2007

Temos de ser positiiiivos!

Tal como a "luta contra a globalização" é um restyling da antiga "luta contra o capitalismo", também a "luta contra aquecimento global" é a nova roupagem do "movimento ecológico" dos anos 70 e 80. Como tudo na nossa sociedade anda a uma velocidade cada vez maior, os paradigmas envelhecem cada vez mais depressa e é necessário dar-lhes novas roupagens para que continuem a entusiasmar e aparecer nos jornais. "A novidade vende".
Apesar de considerar a historia do Aquecimento Global um logro, o facto é que ele está aí e toda a gente, concorde ou não, tem de contar com este novo "elemento". As empresas estão gradualmente a fazê-lo e a transformar esta ameaça ao se crescimento numa oportunidade para conseguirem bater a sua concorrência. Em suma "Global Warming sells". Em recente visita ao tio Sam não pude deixar de reparar que diversos produtos são rotulados de "Hybrid", ainda que isso não faça propriamente sentido. Mas "Hybrid" é sinónimo de ecológico, e isso vende...
E como tudo o que vende é passível de dar lucro, os empreendedores aí estão dispostos a impressionar os seus clientes (actuais e potenciais). O efeito virtuoso de tudo isto é que parece haver um despertar para a necessidade de utilizar os recursos naturais e energéticos de forma cada vez mais racional, reduzindo o desperdício. Não que as empresas e o público sintam grande vantagem nisso só por si, mas porque o podem utilizar como argumento publicitário. Leia-se esta notícia que encontrei ainda agora.

1 Commets:

Blogger alf said...

E porque é que isto acontece? Porque a Ciência se tornou incapaz! E porquê? Porque, além da sua falta de independencia financeira, o Método Científico actual não é um processo "Inteligente".

Conduz fatalmente a Ciência a becos sem saída, onde, hoje como no passado, a Ciência fica a patinar até que apareça alguém, na altura combatido e depois chamado de génio, que corrija a situação.

Para que isso aconteça é necessário que a Ciência caia em descrédito generalizado. A teoria atómica já estoirou, a cosmológica também (matéria negra? energia negra? e bruxas, não?)mas isso não é do conhecimento público.

A Terra está já num período de arrefecimento global. A evidência mostrará como tudo isto é um disparate.. As justificações que já estão a ser inventadas não serão suficientes para esconder este monumental falhanço.

Temos de ser positiiivos: esta história do aquecimento global vai abrir uma janela de oportunidade para aparecer alguém que ponha a Ciência num caminho melhor!

2:45 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home