06 março 2007

Estato-cidadania


Hoje pela matina, ouvi a proposta da Info 3 net, que diáriamente propõem a visita de um site mas que, no meu entender, na maioria dos casos prima por ter um cariz "canhoto".

Hoje tratou-se do site CidadaniaLX. Aquilo fez-me lembrar logo (porque será?) o José Sá Fernandes. Mas a descrição dada pareceu-me interessante: a possibilidade do cidadão comum poder denunciar situações positivas ou negativas na cidade de Lisboa. Assim de repente, lembrei-me logo dos prédios devolutos e originalmente lindíssimos que vegetam nas principais avenidas e no estacionamento selvagem. Por isso resolvi ir lá visitar.

Deparo com um site do tipo caseiro (não esperaria outra coisa de um movimento cívico à base de carolice) que denuncia uma série de situações negativas em determinados pontos da cidade, todos devidamente catalogados e acessíveis pela barra de navegação. Para a maioria dos problemas são propostas soluções. O que me entristeceu foram as soluções propostas. Todas elas implicam mais intervenção estatal e mais intervenção camarária. Como se o Estado e a Câmara tivessem um varinha de condão e recursos ilimitados. Como se o Estado e a Câmara fossem exemplo de rigor e competência. Denotam também algum iluminismo pombalino: "ora, corta-se o trânsito aqui (escarro), proibe-se o estacionamento ali, mais um jardim acolá (arroto), um teatro experimental mais acima, um Conservatório em vez daquele hotel (peido)...". Ou seja, se se chegou ao ponto que chegou foi porque Câmara, Estado e população são uns imbecis. As coisas são tão fáceis de resolver (leia-se , tornarem-se no ideal produzido nas cabeças iluminadas) que só não se resolvem por culpa da imbecilidade. Depois há muito bold e sublinhado como se de palavras de ordem se tratassem, o que denota um certo espírito trauliteiro.

Todas as soluções encontradas no âmbito privado são criticadas (só o público é que é bom?) e também se nota um tom reaccionário nos problemas detectados - ó tempo volta para trás! Se é velho é porque está velho, se é novo é porque se devia ter mantido velho.

Noto que não é revelada a autoria do site. Ninguém dá a cara ou o nome. Existe um blogue apenso com alguns nomes entre os quais um tal de CIDADANIALX que suponho ser o autor do site. Mas fica sem se saber se é uma pessoa, associação, partido político, juventude partidária... Um pouco de transparência não vinha nada mal.

Mas vale a pena visitar. Lá são denunciadas situações de esquecimento de património que denotam problemas efectivos que seria uma pena não ver resolvidos e que denota um certo desprezo pelo passado. E o grau civilizacional de um povo mede-se (também) pelo repeito que este tem pelo seu passado. Também a destacar uma análise interessante do sistema de transportes públicos.

1 Commets:

Anonymous Anónimo said...

Fiquei curioso e fui espreitar as sugestões para o meu bairro. Gostei particularmente destas:

"À CML que intime os proprietários de cerca de 30 prédios prédios a fazerem as necessárias obras nas fachadas, coberturas e traseiras"

Tenho a certeza que esta é a prioridade orçamental da maioria constituinte do bairro, os septuagenários. Depois de pagarem o fiado na mercearia e os medicamentos do mês, claro.

"Devolver a cor azul ao bairro, isto é, obrigar os proprietários dos prédios objecto de classificação, a pintarem de azul as respectivas persianas."

Epá, não gosto nada que me obriguem a fazer coisas. Ainda mais pintar... é desagradavel e suja. Talvez organizando um "colectivo", em que a tinta é propriedade de todos, com turnos "voluntários" em que pintamos as portadas uns dos outros.

"Harmonização das esplanadas a nível do mobiliário, guarda-sóis e marquises dos estabelecimentos de restauração."

E as fardas, meus amigos! Tanto de empregados como de clientes... para o bairro ficar mesmo mesmo homogéneo, vá.

Relativamente a trânsito e falta de árvores dou-lhes toda a razão.

--
Filipe

6:03 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home