08 janeiro 2007

A formatação da Europa

Na senda do avanço do políticamente correcto, a União Europeia prepara-se para proibir as actividades de extrema-direita (via Público). Porque não também as de extrema-esquerda? Preparamo-nos para a criação de um Index das ideias proibidas?
Seria muito mais saudável a atitude "I disapprove of what you say, but I will defend to the death your right to say it." (frase atribuída a Voltaire). Pois se uma ideia é tão obviamente má porque não combatê-la no campo das ideias em vez de criar proibições? E já se sabe: o fruto proibido é sempre mais apetecido.

3 Commets:

Anonymous Anónimo said...

Meu caro:
N.º 4 do artigo 46.º da Constituição da República Portuguesa:
"Não são consentidas associações armadas nem de tipo militar, militarizadas ou paramilitares, nem organizações racistas ou que perfilhem a ideologia fascista".
Mais uma vez, estamos na vanguarda da Europa.
Abraço
Duarte

7:34 da tarde  
Blogger NC said...

Duarte,

às forças militares, paramilitares e afins estou de acordo pois acho que o Estado deve ter o monopólio do uso da força por regra. Tudo o resto é utópico pois ninguém altera ou proíbe mentalidades opr decreto. Depois não acho que se deva proibir ninguém de pensar o que lhe apeteça desde que isso não viole a liberdade de ninguém

Um grande abraço

10:31 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Não posso dizer que discorde do teu texto e do teu comentário. Devia ter posto umas reticências...

11:46 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home