09 novembro 2006

Fui ver


Fui ver Marie Antoinette com certo receio, confesso. Depois de "Lost in Translation" (que não gostei) não ia com grande vontade de ver outro filme de Sofia Coppola. Já ia avisado para uma série de "maluquices" e anacronismos."Maaau" penso cá para comigo. O genérico também não me tranquiliza: a seguir a uma imagem de Marie Antoinette refastelada a depenicar um bolo, surge um ecrã preto com alguns créditos com um look algo punk anos 70 e música a condizer... com o punk. Meeedo. Muito medo.
O filme começa mas os receios dissipam-se. Casting óptimo, guarda roupa fantástico, enquadramento histórico muito bom, os locais de filmagem perfeitos. Só a música antiga é que está um pouco atrasada (50 a 100 anos) mas isso para o espectador comum não fará qualquer diferença - o espírito não se perde. Só este "comichoso" que vos escreve é que provavelmente deu por isso.
Os anacronismos, para os quais ia avisado, são poucos e oportunos. Os que mais gostei foram os relativos à música. Através dela o espectador consegue perceber o espírito de cada cena e percebe-o melhor com música pop/rock do que recorrendo a uma qualquer suite de Couperin ou sonata de Gossec.
Filme que se aconselha, recomendando-se igualmente a leitura prévia de uma biografia da última reine.