03 novembro 2006

A Produtividade


Estas duas postas, reavivaram-me uma dúvida que ainda não vi esclarecida. Não que me tenha esforçado muito, na realidade.

O Economist apresentou um gráfico com os custos unitários do trabalho dos diferentes países da UE.


Surge-me então a dúvida: como é que estes custos são apurados? Custos de produção a dividir pelo número de trabalhadores? ou será que se faz uma alocação dos custos segundo o seu peso no bolo total dos custos?

Esta minha preocupação tem a ver com outro aspecto importante na produtividade que é a produtividade do capital. Qualquer empresa tem de se munir de dois factores: capital e trabalho. Capital serão todas as ferramentas, utensílios, imóveis, energia, dinheiro, etc.. necessárias à realização da actividade produtiva. Trabalho são as pessoas responsáveis pela utilização do capital e das suas aptidões no processo produtivo.

Como existe mão-de-obra mais ou menos produtiva, também existe capital mais ou menos produtivo. Boas ferramentas, uma utilização eficiente de energia permitem que se produza mais e melhor por cada unidade gasta em capital. A minha dúvida inicial é se o indicador acima ilustrado não conterá em si a eficiência\ineficiência do capital. Surge então a questão fundamental: O finlandês é mais produtivo porque tem mais qualidades ou porque é dotado de melhores meios de capital? O português é menos produtivo porque é menos qualificado ou porque é dotado de piores meios para realizar o mesmo trabalho?

A culpa da fraca produtividade é do trabalhador ou de quem construiu o indicador?

1 Commets:

Blogger Mário Chainho said...

Penso que as variáveis não são apenas essas. Os mesmos trabalhadores, com formação idêntica e trabalhando com idênticos «meios de capital» podem ter produtividades muito diferentes.

A organização do trabalho é muito importante e não tem apenas a ver com a administração das empresas. Estas pegam frequentemente no projecto em andamento e não podem mudar todo o paradigma. E uma das coisas que mais prejudica a produtividade é o excesso de níveis de hierarquia, que facilmente ascendem a 5 ou 6, e quase sempre 1, 2 ou 3 não só são improdutivos como dificultam a comunicação entre sectores chave levando à tomada errada de decisões.

Mas a própria organização tem que acomodar algumas pedras no sapato, difíceis de eliminar devido à rigidez do mercado de trabalho. Finalmente, há uma ética do trabalho que falta implementar, que se vê em inúmeros aspectos. Numa empresa é difícil a partilha de informação entre departamentos, as pessoas querem fazer-se úteis tornando um segredo a forma como realizam as suas funções e em geral há uma crónica falta de visão mais global, acabando por cada um actuar como um macaquinho que apenas tem consciência do seu ramo.

2:33 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home