Uma autêntica surpresa para quem nunca ouviu falar em balanço energético ou ambiental
Automóveis a diesel vencem híbridos
«É uma autêntica surpresa, mas os números não enganam: em termos globais, os carros a diesel consomem menos energia e têm menos emissões de dióxido de carbono (CO2) que os híbridos (gasolina/motor eléctrico).
A conclusão consta de um estudo do Departamento de Transportes, Energia e Ambiente do Instituto Superior Técnico (IST) sobre a avaliação energética e ambiental de veículos ligeiros em ciclo de vida total. Este ciclo inclui o fabrico, desmantelamento e reciclagem do automóvel; o consumo de energia na produção e distribuição do combustível desde o poço de petróleo até ao depósito; e o consumo de energia entre o depósito do automóvel, o motor e as rodas.»
(via Economia & Finanças)
Nota: bolds da responsabilidade do editor de texto do blogger
Aos ambientalistas, ainda assim, custa-lhes abdicar dos seus dogmas.
«Francisco Ferreira tem dúvidas em relação às conclusões do estudo do IST, argumentando que "as estimativas mais conhecidas quanto ao consumo de combustível dizem que os híbridos têm uma vantagem de 20% em relação aos carros a gasolina e andam a par nos carros a diesel"»
Não é difícil encontrar exemplos flagrantes em que se demonstrou que há muitos veículos a motor de combustão que conseguem rendimentos muito superiores aos híbridos. Não digo que os híbridos não são o caminho - acho que são - mas não vendam é banha da cobra. Os híbridos ainda têm um grande caminho pela frente até serem económica, energética e ambientalmente competitivos.
«É uma autêntica surpresa, mas os números não enganam: em termos globais, os carros a diesel consomem menos energia e têm menos emissões de dióxido de carbono (CO2) que os híbridos (gasolina/motor eléctrico).
A conclusão consta de um estudo do Departamento de Transportes, Energia e Ambiente do Instituto Superior Técnico (IST) sobre a avaliação energética e ambiental de veículos ligeiros em ciclo de vida total. Este ciclo inclui o fabrico, desmantelamento e reciclagem do automóvel; o consumo de energia na produção e distribuição do combustível desde o poço de petróleo até ao depósito; e o consumo de energia entre o depósito do automóvel, o motor e as rodas.»
(via Economia & Finanças)
Nota: bolds da responsabilidade do editor de texto do blogger
Aos ambientalistas, ainda assim, custa-lhes abdicar dos seus dogmas.
«Francisco Ferreira tem dúvidas em relação às conclusões do estudo do IST, argumentando que "as estimativas mais conhecidas quanto ao consumo de combustível dizem que os híbridos têm uma vantagem de 20% em relação aos carros a gasolina e andam a par nos carros a diesel"»
Não é difícil encontrar exemplos flagrantes em que se demonstrou que há muitos veículos a motor de combustão que conseguem rendimentos muito superiores aos híbridos. Não digo que os híbridos não são o caminho - acho que são - mas não vendam é banha da cobra. Os híbridos ainda têm um grande caminho pela frente até serem económica, energética e ambientalmente competitivos.
9 Commets:
Por acaso já tinha uma certa noção de que os carros a diesel eram ligeiramente mais "amigos do ambiente" relativamente aos a gasolina.
Mas eu também percebo os ambientalistas. Talvez pensem que se admitirem um meio termo entre aquilo que polui mais e aquilo que supostamente polui menos, as pessoas não levem os hábitos mais ecológicos tão a sério.
**
Nãi vi o estudo mas imagino que o problema esteja nas baterias.
Mas uma coisa é um facto: os híbridos são muito mais amigos do ambiente na cidade!!!
É ainda preciso saber se este estudo foi encomendado... é que os os académicos são como os juristas fazem estudos para chegar à conclusão pretendida. Num estudo tão complexo não me parece dificil chegar a um ou outro resultado
estive a ver o comparativo com o BMW - os híbridos só gastam menos em cidade, isso toda a gente sabe! Na estrada, um carro a gasolina gasta mais do que um a diesel. Isso toda a gente sabe!
Um motor a diesel é muito mais poluente que um motor a gasolina; isso toda a gente sabe a não ser que tenha perdido o olfacto - a poluição não se mede pelo consumo ou pelo CO2 mas pelos outros produtos da combustão.
Toda a gente sabe, mas toda a gente pensava que, graças às baterias, o consumo de gasolina desceria ao ponto de compensar, de longe, o consumo de um motor a diesel. Não é o que acontece.
«a poluição não se mede pelo consumo ou pelo CO2 mas pelos outros produtos da combustão.»
De acordo. Mas os motores a diesel modernos conseguem eliminar mais poluentes que os a gasolina.
Este estudo "encomendado" com certeza por alguém com interesses muito duvidoso, encontra-se completamente desmascarado aqui: http://prius-pt.com/cafe/ basta clicar no link enorme logo na homepage. Passem a palavra, a verdade tem de vir ao de cimo!
jprates, a fonte que indicou é tudo menos imparcial.
Tarzan,
A fonte que indiquei é uma comunidade de donos de Toyota Prius.
Fui eu que a fundei há alguns anos e não tem qualquer ligação com a Toyota, por isso é totalmente independente.
Se se der ao trabalho de ler a nossa press-release vai ver que estudos de entidades muito mais conceituadas do que o IST, por isso sugiro que leia primeiro a press-release e os dados, antes de fazer comentários negativos.
Sabia que quem fez o estudo é nada mais nada menos que o Vice-presidente do conselho de Administração da Associação Portuguesa do Veículos a Gás Natural (APVGN) e presidente da direcção da Associação Portuguesa para a Promoção do Hidrogénio (AP2H2)???
Pois é, basta ver aqui: http://dtea.ist.utl.pt/html/equipa/tiago.html
Por isso quem é que tem interesses contra os híbridos? Quem é que é realmente tendencioso e quem é que é imparcial aqui?
Muito gosta o Português de acreditar em tudo o que lê sem um pingo de sentido crítico, e muito gosta também o Português de dizer mal sem saber do que fala.
Leia primeiro, estude, e depois comente então.
P.S. - Eu não me escondo atrás de alias estúpidos como "Tarzan", quem é que tem alguma coisa a temer aqui???
"De acordo. Mas os motores a diesel modernos conseguem eliminar mais poluentes que os a gasolina."
Em que planeta é que vocês vivem?
Qual é a vossa formação?
Vocês sabem o valente disparate que estão a dizer???
Não há nada mais poluente e mais cancerígeno que um motor a gasóleo!!!
Sim, há algumas emissões que num gasolina normal são perigosas e altas, como o CO e o benzeno (um HC).
Mas num híbrido a sério como o Toyota Prius essas emissões são ainda mais baixas do que num gasolina ou diesel!
Meus amigos, deixem-se de falar por falar, vocês passam a vida a passar a palavra do que ouvem, e sem perceberem puto do que falam limitam-se a espalhar a asneira!
Falem com um médico, melhor ainda falem com um bioquímico! Santa ignorância...
Vejam este tópico e tomem mais atenção lá mais para o fim estão as emissões... aprendam alguma coisa por favor...
http://prius-pt.com/cafe/forums/t/1233.aspx
Vejo que os sacerdotes do Prius se exaltam infinitamente mais que os sacerdotes da Bimby.
Enviar um comentário
<< Home