27 agosto 2008

Análise Metalúrgica


Na apresentação do single "The Day That never Comes" do novo disco dos Metallica - Death Magnetic - António Freitas da Antena3 referia que o produtor do disco, Rick Rubin, os tinha convencido a não se importarem se os novos temas soassem parecidos a outros já compostos pela banda. Pelo que já ouvi do novo álbum, os rapazes foram bem mandados - voltaram ao thrash metal dos anos 80 e até regressaram às guitarras com afinação convencional, algo que não acontecia desde o Black Album. Neste primeiro single as semelhanças guitarrísticas são bem patentes pois aparecem imensas "sugestões" de velhos temas. Vou aqui enumerar as semelhanças que consegui detectar que ora são mais óbvias, ora são mais rebuscadas. O single com a respectiva letra pode ser ouvido aqui ou então aqui (sem letra).

The Day That Never Comes

0:00
- Entrada de guitarra tem algumas semelhanças com o início do tema (Anestesia) Pulling Teeth, do àlbum Kill 'Em All. Confesso que esta é a semelhança mais rebuscada que encontrei. Mas reparem que em ambos os casos se exploram exploram grupos de 3 notas embora com ritmos e tonalidades muito diferentes.
0:41 - O solo de guitarra é muito próximo do que podemos ouvir em Fade To Black (0:16), do álbum Ride The Lightning.
0:50 - A progressão de acordes utilizada aqui (Lám - SolM - Mim - DóM) utiliza os mesmos acordes que podemos ouvir em Fade To Black e em The Unforgiven I (0:35) e II se bem que nestes dois últimos a sequência é Lám - DóM - SolM - Mim. Mas esta progressão ainda me parece mais semelhante à que se pode ouvir em To Live Is To Die (5:07), do àlbum ...And Justice For All, onde se ouve a progressão Lám - SolM - Mim - FáM/Rém.
1:53 - Guitarras do refrão são muito idênticas às do refrão de Fade To Black (2:03).
2:10 - A intervenção da 2ª guitarra é muito semelhante à que se ouve em To Live Is To Die (4:40)
2:24 - O momento progressivo deste tema. A sequência de notas é quase a mesma utilizada em Master Of Puppets, do àlbum com o mesmo nome, logo após o segundo solo de guitarra (6:21) embora com um ritmo muito diferente.
4:08 - Utiliza-se o mesmo power-chord utilizado no início do tema Orion (0:59), álbum Master of Puppets.
5:02 - Riff "metralhadora" muito idêntico ao de One, do àlbum ...And Justice For All.
5:20 - Solos harmónicos a 2 vozes como em One (6:38)
5:45 - Riff que consiste em hammer-on's muito rápidos. Podemos encontrar este motivo na cover Am I Evil (1:25)que os Metallica já terão tocado seguramente mais vezes que os autores originais.
6:28 - O solo tem muitas semelhanças com o de Am I Evil (5:20), em especial nos acordes que lhe servem de base (Si - Mi).
6:40 - No solo de Shortest Straw (4:20), do àlbum ...And Justice For All, também é possível encontrar este motivo descendente.
6:45 - A referência mais óbvia deste single - quase idêntico ao riff inicial de Motorbreath, do àlbum Kill 'Em All.
7:41 - Utilizam-se uma série de power chords que só me lembro terem sido utilizados no tema ...And justice For All (1:14), do àlbum com o mesmo nome.

Com quase toda a certeza, existem outras sugestões a temas antigos. A minha cultura metaleira é que não dá para mais.

Nota: Se nos links do Youtube aparecer uma mensagem a dizer que o vídeo já não está disponível, não liguem. tentem novamente que ele há-de acabar por aparecer.