06 outubro 2006

A Baixa e o estacionamento

Aqui e aqui discute-se (e abardina-se) a propósito da desvitalização da Baixa e do estacionamento. O Blasfémias insiste que o problema não pode ser resolvido limitando o estacionamento pois isso, obviamente, só vai afastar moradores e visitantes. Nos comentários e no Glória Fácil, houve quem interpretasse esta afirmação como uma defesa da permissividade ao mau estacionamento (em cima do passeio e afins). Não foi essa interpretação que tirei. Aliás, o jcd insiste com exemplos de cidades históricas que solucionaram o problema sem permissividades desse género.
Pela minha experiência, não me parece que a situação do Chiado seja catastrófica. De ano para ano se vêm cada vez mais pessoas a fazerem compras por lá. A zona é servida pelo metro. A mesma linha, aliás que serve o Colombo. O Bairro Alto não morreu por terem cortado o trânsito a estranhos... Está-se longe de um óptimo (na minha opinão) mas não estamos perante um grave problema.
Agora, sem dúvida que não há melhor forma de revitalizar aquela zona que não seja chamando moradores e tal só poderá acontecer se forem criadas condições de estacionamento (entre outras). Sendo que essa solução deverá ser dimensionada ao problema em questão. Se não há condições para mais parques subterrâneos, ter-se-á de admitir a construção de estacionamento à superfície ou silos. Se tal não for possível, esqueça-se a ideia de encher a Baixa de moradores e caia-se na real fazendo-a uma zona de trabalho bem "abastecida" de transportes. Cair em soluções utópicas ou fora do razoável só trará ainda mais problemas.