07 julho 2006

O Estado é um Lixo

Parece que agora, quem se tiver dado ao trabalho de subir a rua para ir ao ecoponto e o encontrar cheio, terá de voltar com o lixo para casa. Segundo a notícia, todo o prevaricador que deixar lixo ao pé dos pontos de recolha terá de pagar uma multa e a entidade fiscalizadora (qual?) poderá vasculhar nesse mesmo lixo para obter a identidade do infractor.

Esta é uma notícia típica num país onde se inventam muitas leis sem que sejam criadas condições para as fazer cumprir. Temos leis de primeiro mundo mas apenas uma ínfima percentagem é sistemáticamente fiscalizada, o que denota uma aparente hipocrisia do sistema e que acaba por criar situações de aplicação descricionária da lei. Exemplo: só mesmo por azar é que um condutor é multado por estacionar em cima do passeio na Avenida Estados Unidos da América, já que essa é a situação normal apesar dos muitos sinais de trânsito.
No caso do lixo, parece que o Estado detectou um problema: há muito lixo à volta dos contentores. O Estado detectou o culpado: o incivilizado cidadão. Nem sequer lhe passou pela cabeça que na esmagadora maioria dos casos isso acontece por estes não serem recolhidos com a devida regularidade? Parece que não e, por isso, presume que o cidadão é sempre culpado, cabendo a este provar que o contentor estava cheio. Portanto, caro utente, quando for ao ecoponto arranje mais uma mãozinha para levar a máquina fotográfica não vá o malvado estar cheio. Ridículo!

Este desfasamento entre o país real e o "país legislado" é apenas o reflexo da ânsia controladora de quem legisla e governa e que, caso o povo deixe, nunca se saciará. Contra este estado de coisas só a a exigência da população para com a actuação do Estado (que lhe suga 30% a 40% do rendimento e que o gasta em idiotices como esta) e para com os serviços que este presta terá algum efeito.

Nesse sentido, há que louvar o aparecimento de muitos blogues que nos últimos anos se têm, de uma forma expontânea e livre, afirmado na blogosfera portuguesa e que procuram reflectir sobre esta temática para a qual a imprensa tradicional pouca atenção tem prestado (cingindo-se, na maior parte dos casos, a relatar o xadrez político que tem tanta relevância como a novela das 20h).

1 Commets:

Anonymous Anónimo said...

A entidade fiscalizadora se não estou em erro será a Câmara Minicipal...
É só mais uma forma de angariar verbas . não se pensa em melhorar o serviço de recolha, é mais fácil coimar as pessoas que tÊm vontade de reciclar e

11:44 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home